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Fortalecendo para Correr

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Fortalecimento para Corrida de Rua
Entenda a Importância

Prof. Ms. Bruno Pagan
Avaliare / Sparko

Estamos vivenciando um grande momento da Corrida de Rua em nosso país, o número de participantes, provas e publicações sobre o assunto é crescente. Em nossa cidade em qualquer horário podemos observar praticantes pelas ruas e parques. Os benefícios da corrida são inúmeros, sua capacidade de aprimorar nossa saúde é incrível, com aumento da capacidade cardiorrespiratória, força e resistência muscular, redução de gordura corporal e consequentemente prevenção de doenças crônicas degenerativas, tais como, diabetes, colesterol elevado, triglicérides elevadas, hipertensão e todos os demais problemas relacionados a um estilo de vida sedentário. Mas será que a corrida é inofensiva e promotora apenas de benefícios?

Esse constante crescimento deve-se principalmente a facilidade da prática e relativo baixo custo para o desempenho da mesma. Mas junto com o aumento do número de praticantes temos vivenciado também um enorme crescimento do número de lesões, relacionadas principalmente ao impacto repetitivo em pessoas iniciantes na modalidade, sendo problemas facilmente evitáveis como a famosa “Cenelite” e Fasceíte Plantar e problemas articulares em tornozelo, joelho e quadril, responsáveis pelo sofrimento de muitos praticantes. Isso por que muitos corredores se esquecem da necessidade de um preparo prévio de músculos e articulações para o desempenho ótimo e seguro.

Para a prática ideal recomenda-se que o estímulo de força: Musculação, Funcional, Pilates. Seja realizada em conjunto promovendo melhoria da aptidão física e principalmente manutenção da Massa Muscular, que tende a ser reduzida, principalmente com a realização de treinos com maior volume e provas de fundo e meio fundo que resultam em perda da massa muscular (catabolismo). Então, meu caro corredor, para que você continue correndo por muitos anos, corra sempre, mas fortaleça também, e principalmente busque uma orientação profissional, multiprofissional de preferência, para que você possa progredir com segurança em sua rodagem.  Bom fortalecimento!

Prof. Ms. Bruno Pagan
Avaliare / Sparko
-Mestre em Educação Física (UEM/UEL)
-Especialista em Atividade Física e Saúde (UniCESUMAR)

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