Home DESTAQUE! Keila Mariano – Corredora

Keila Mariano – Corredora

15
Compartilhe

De uma simples caminhada
ao sucesso nas corridas de rua

Dando a volta por cima depois de uma vida sedentária e nutricionalmente desregulada, Keila Mariano, uma das principais atletas da corrida de rua maringaense, quando decidiu perder alguns quilos não colocou uma meta, mas quando atingiu a meta, dobrou a meta. Confuso, não? Pois bem, foram impressionantes 35kg exterminados com muito suor e determinação, que transformaram uma simples caminhada nas ruas do bairro em troféus e medalhas nas principais corridas da região.

“Eu nunca imaginei que um dia viraria atleta, meu objetivo era apenas perder peso. No ano de 2009 comecei a caminhar, logo nos primeiros meses já via os resultados, o que me motivava a continuar. Depois de muita caminhada, por sugestão da minha filha, comecei a correr. No início eram duas quadras correndo e uma andando, quando percebi já estava correndo a Av. Mandacaru de ponta a ponta e assim fui tomando gosto. Hoje não me vejo mais sem a corrida”. Comenta a atleta.

A primeira participação de Keila em competições foi na Prova Rústica Tiradentes em 2011, exatamente 8 meses depois de começar a correr. Ao completar os 10km da competição, a atleta se viu completamente apaixonada pela corrida. “É um momento único, que só sente quem já participou de uma corrida. É uma energia surpreendente, que te envolve e motiva a querer sempre mais”, explica. Depois da Tiradentes, a corredora teve mais duas participações em provas sem integrar nenhuma equipe.

Com um ótimo desempenho nas competições e com um futuro promissor, em maio de 2011, Keila recebeu um convite que mudaria a sua vida: Foi convidada a reforçar o potente time da ACORREMAR, um dos, se não o principal, grupo de corrida da cidade. Lá, com o apoio de atletas mais experientes e com as orientações do Prof. Rui Ferreira dos Santos, os tempos despencaram e o pódio se tornou lugar garantido para Keila.

De lá pra cá, com muito treino e dedicação, inúmeros troféus e medalhas tomaram conta da casa da corredora. Os treinos também se intensificaram e hoje são realizados seis vezes por semana. Quatro deles são de rodagem: segunda, quarta, sexta pelas ruas da cidade e sábado um treino longo chegando à 21km. De terça e quinta, são realizados treinos técnicos e velocidade na pista do estádio de Maringá, totalizando singelos 129km por semana! Tem gente que nem de carro percorre toda essa quilometragem.

Dezenas de corridas já fazem parte do currículo de Keila, e embora cada uma delas tenha sua característica especial, existem aquelas que marcam para valer. Em 2015 a corredora participou da Golden Four Asics – Etapa Rio de Janeiro, uma grande superação depois de sete meses tratando de uma lesão. Essa corrida contou com mais de quatro mil atletas e Keila ficou entre as Top 20. Foi Campeã na Categoria (40-49) e campeã Geral entre as amadoras, sendo que os 21km da prova foram percorridos em excelentes 01:27:54. O melhor pace neste evento ficou em 4,11min/km.

Keila corre todos os percursos: 5, 10 ou 21km, no asfalto ou na terra. Já se mostrou uma corredora de extrema qualidade e competência, mas ainda tem um sonho a realizar: Enfrentar os 42km de uma maratona. “Faltam esses 42km na minha vida de atleta para me sentir completamente realizada. Estou pensando com muito carinho, para quem sabe participar em um futuro próximo. É uma prova que exige muito do corpo e da mente”, finaliza a atleta.

Box:
Melhores tempos
5km= 19:04
10km= 39:20
21km= 01:27:42

Box 2:
Treino
6 vezes por semana
Seg/Que/Sex: Rodagem 12 a 15km
Ter/Qui: Treino de velocidade
Sábado: Longo de 21km
Total de 129km/semana

Deixe uma resposta