Home Nutrição O receita do Resultado!

O receita do Resultado!

Compartilhe

A receita é: alimentação equilibrada,
atividade física e muita água

Por: Rodrigo Murta Galacini
Nutricionista CRN8 – 3063

A alimentação desempenha um papel importante e fundamental na prática esportiva, pois prepara o organismo para o esforço independente do objetivo a ser alcançado, seja ele o aumento da massa muscular, redução de gordura corporal ou simplesmente melhoraria da performance física.

É fato que a prática esportiva traz inúmeros benefícios a saúde, tanto física, quanto mental. Entre eles estão, a melhoria da função cardiorrespiratória, redução da ansiedade e estresse, diminuição do risco de doenças cardíaca, pressão alta, osteoporose, diabetes, obesidade, entre outras.

E para isso, uma alimentação equilibrada é fundamental. O cardápio deve contemplar todos os nutrientes necessários a manutenção saúde, sendo composta por Carboidratos: (Pães, massas, arroz, batata…); Proteínas: (Carnes, leites/derivados e ovos) e Lipídeos: (Óleos/Gorduras).

Além destes grupos supracitados, necessitamos também, para uma boa saúde e desempenho esportivo, das vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes podem ser encontrados nos alimentos também em frutas, legumes e verduras. São alimentos reguladores e desempenham importante papel nas funções metabólicas.

Água para hidratar

Não menos importante está o consumo de água. A hidratação é fundamental para organismo e o desempenho físico. Ajudar a manter a temperatura corporal, atuar como lubrificante muscular e participar do transporte de nutrientes, são algumas de suas funções.

A dica é tentar conciliar uma alimentação saudável junto à atividade física para que se atinja da forma correta os objetivos desejados. Não existe uma receita pronta que funcione para todos, cada organismo responde de uma maneira. Devido a isso, para a correta adequação da sua alimentação a sua prática esportiva, seja ela competitiva ou apenas por lazer, procure um nutricionista para lhe orientar.

  • Carboidratos: (Pães, massas, arroz, batata…) – São as principais fontes de energia. Este fornecem a energia necessária aos músculos durante os exercícios.
  • Proteinas: (Carnes, leites/derivados e ovos) – São considerados alimentos construtores, têm como uma das suas principais funções, ajudar na recuperação e construção muscular.
  • Lipídeos: (Óleos/Gorduras) – Têm como alguma das funções, papel importante como fonte energética, além de participar da produção hormonal

Deixe uma resposta