Home Suplementação Qual a função do BCAA?

Qual a função do BCAA?

15
Compartilhe

Por: Sabrina Calaresi

Os BCAA são aminoácidos, substâncias que o organismo humano não é capaz de sintetizar, porém necessárias para o seu funcionamento. Tais aminoácidos são denominados Leucina, Isoleucina e Valina, encontrados principalmente, em fontes proteicas de origem animal. A denominação popular deriva da abreviação em inglês, Branched Chain Amino Acids (Aminoácidos de Cadeia Ramificada).
Você sabia que o treino é um tipo de estresse para a célula do músculo, que sustenta nosso corpo? Porém, tal estresse é necessário para a manutenção corporal, é nessa função que os BCAA trabalham, pois atuam como uma importante fonte de energia para o músculo esquelético.

Durante essas situações de estresse, os BCAA podem promover a síntese proteica (fenômeno rápido, complexo e fundamental para o organismo); ainda suprime o catabolismo proteico (degradação/quebra das substâncias da massa magra) e serve como substrato para gliconeogênese (forma simples de entender esse processo, é a formação de nova energia para o corpo).

Os BCAA são principalmente catabolizados no músculo esquelético, estimulando a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias. Alguns efeitos da suplementação com BCAA são muito eficientes, como por exemplo:
• Auxiliam na hipertrofia muscular;
• Possuem ação anticatabólica;
• Poupam glicogênio;
• Retardam a fadiga central;
• Melhoram o sistema imunológico;

Lembre-se! Procure um profissional, para ter melhor eficácia na sua suplementação e assim, uma dieta adequada.

Sabrina Calaresi
– Nutricionista Esportiva Funcional
– Especialista em fisiologia e Mestranda em Fisiologia Integrativa e do Exercício (UEM)

Deixe uma resposta