Home Modalidades Superação através da corrida

Superação através da corrida

Compartilhe

“A corrida foi um divisor de águas na minha vida, foi através dela que recuperei o gosto pelo esporte e aumentei minha qualidade de vida”. Alessandro Gondo – Empresário e Corredor

Todo mundo tem, ou pelo menos deveria ter um estopim, um ponto de partida que despertasse para um novo estilo de vida. Na maioria das vezes aqueles quilos extras são o empurrão para sairmos do sedentarismo e iniciar uma prática esportiva.

Com Alessandro Gondo (42) foi assim, no auge dos seus 99 kg, apenas algumas calorias o separava da mal assombrada casa dos três dígitos. O empresário do ramo de alimentação, disposto a dar um novo rumo na vida, em Junho de 2012, começou uma odisseia nos principais parques da cidade. “Comecei por conta, precisava urgente diminuir o peso e o desafio era grande. Me manter em movimento era muito complicado e até respirar era difícil”, comenta Gondo.

Após nove meses de um treino sem nenhum acompanhamento, Alessandro, embalado pela corrida de rua, já havia chegado nos 83 kg. Seu objetivo não era mais perder peso, a paixão pela corrida já havia dominado a sua vida e ele foi em busca de melhorar seu desempenho como corredor. Com isso, em Março de 2013, ingressou no grupo de corrida da EGGO Assessoria, teve o suporte para aperfeiçoar o seu treino e se tornar um corredor de verdade.

De estreante à maratonista

Já em forma e começando a correr com qualidade, a vontade de participar das competições foi aparecendo. Em Abril de 2013 a primeira prova do empresário, foi a Prova Rústica Tiradentes, os 10 km da principal prova maringaense foram percorridos em 56 minutos e 20 segundos, nada mal para um estreante.

A partir daí foi desencadeado uma sequência de corridas, dos mais diversos percursos e distâncias. As mais importantes foram: Maratona de Porto Alegre/RS, Maratona do Rio, Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR, São Silvestre de 2013, em São Paulo/SP e a Trail na ilha do mel, onde conquistou o primeiro lugar na categoria por idade nos 6 km.

As melhores marcas de Alessandro são: 5 km em 23:49, 10km em  47:56, 21km em 1:53:56 e 42 km em 4:10:30. E com muito a baixar ainda nas próximas corridas. O grande sonho a ser realizado pelo corredor é a Maratona de Nova York, onde o foco são os 42 km abaixo das 4 horas.

Correr, nadar e pedalar…

No esporte não existe retrocesso e a superação pessoal é sempre o principal objetivo. Com isso além de corredor, Gondo iniciou os treinos para se tornar um triatleta. A bike e a natação foram inseridas no seu treino e algumas competições de Triathlon começaram a aparecer no seu calendário.

Nesta nova etapa, para o atleta Alessandro Gondo, o maior desafio é a troca de modalidades, o corpo estar acostumado com um determinado esforço e repentinamente passa a ser submetido a outro. O Triathlon é bem diferente da corrida, não é apenas querer fazer e a dedicação é que define se você irá ou não ser um triatleta. Em seu histórico, Alessandro já participou de duas provas de Triathlon e três de Duathlon (nadar e correr).

“Para alcançar bons resultados sempre contei com a ajuda de profissionais desportistas. Desde o início dos treinos tive o acompanhamento do fisioterapeuta, Eduardo Ruhling do Grupo Sportfisio e há algum tempo, venho fazendo acompanhamento nutricional com a Michele Tsukada” finaliza.

Este é mais um exemplo de que a corrida pode mudar completamente a vida de quem escolhe por este caminho, não apenas para estar em forma, mas pela somatória de benefícios que a prática de esportes traz. Recarregar as energias botando pra fora todo o stress e tensão do dia a dia é a melhor marca que se pode atingir.

Deixe uma resposta