Home Capa do Mês Bruna Nascimento – Judô

Bruna Nascimento – Judô

1
Compartilhe

Guerreira

Força de vontade para vencer dentro e fora do tatame!

Muito mais do que dom e talento, raça e determinação são imprescindíveis quando o assunto é esporte de alto rendimento e é assim que o Judô invadiu a vida de Bruna Nascimento, esporte de bastante tradição na cidade de Maringá/PR e que Bruna vem escrevendo seu nome na história desta modalidade com importantes conquistas e um desempenho magnífico!

Diferente das histórias que estamos acostumados ver, essa atleta não vem de família Judoca, nem tampouco cresceu nos tatames, muito pelo contrário. De origem extremamente humilde e sem grandes perspectivas, a habilidade e aptidão como atleta de Judô, se deu por dois fatores extremamente determinantes que são: oportunidade e garra.

O seu primeiro contato com a modalidade se deu em um projeto social desenvolvido pelo Sensei Pedro Dias, atleta olímpico da seleção Portuguesa, que vinha realizando em Maringá o trabalho de ascensão social através do esporte. Trazendo uma nova realidade de vida e novas oportunidades, abrindo mentes e caminhos aos adolescentes e jovens carentes da cidade.

Bruna Nascimento, foi uma das grandes surpresas reveladas pelo Projeto. O início dos treinos se deu em 2013 e eram realizados inicialmente nas dependências do Parque do Japão, em Maringá. “Sempre amei modalidades de luta, mas quando experimentei o Judô pela primeira, vez sabia que era ali que eu devia estar e era ali que eu seria feliz.” Comenta Bruna.

Percebendo todo o entusiasmo da atleta, Pedro Dias, praticamente adotou-a mostrando que a vida poderia tomar rumos diferentes, caso ela realmente quisesse ampliar seus horizontes e ter uma melhor perspectiva de vida através do esporte. Com muita força de vontade por parte de Bruna, o Sensei português foi lapidando a pedra bruta, tornando-a uma preciosa joia, que começara a apresentar resultados muito acima do esperado nos treinos e também nas competições.

Bruna Nascimento, hoje com 15 anos, é graduada na Faixa Verde, Cadete – 57kg. Defende a Escola de Judô Pedro Dias e já possui em seu currículo as importantes conquistas:

1º Lugar – Campeonato Pan Americano
1º Lugar – Copa del Caribe
1º Lugar – Campeonato Brasileiro
1º Lugar – Jogos Escolares da Juventude
1º Lugar – Campeonato Paranaense
1º Lugar – Jogos Escolares do Paraná

Para alcançar estes expressivos resultados, a rotina de treinos é bem complexa e puxada. “Minha rotina está dividida entre treinos de luta (Randori), técnicos e preparação física. Treino todos os dias, sendo que alguns dias faço dois treinos diários, sempre acompanhada por uma equipe multidisciplinar e altamente preparada para alcançar o melhor de mim. Paralelamente ainda existe um trabalho de fisioterapia acompanhado pela Fisiosport, para tentar prevenir e minimizar os danos de um esporte que tem como base o contato físico.” Explica a atleta.

Ao chegar em um patamar tão alto como uma jovem atleta, conciliar a vida pessoal com a vida desportiva é um grande desafio também é um grande desafio, não ter férias, feriados e muitas vezes não ter os finais de semana é uma tarefa encarada com muita responsabilidade e também muito foco.

Mesmo ainda muito nova, a lutadora já vê seu futuro todo envolvido com o Judô, seus objetivos e anseios estão diretamente ligados a este esporte. Quando perguntado sobre suas metas, Bruna é incisiva: “A longo prazo meu objetivo é participar dos Jogos Olímpicos, a médio prazo é ganhar uma medalha no Campeonato do Mundo de Cadetes daqui a dois anos e a curto prazo é me manter entre as melhores atletas no meu escalão e na minha categoria a nível nacional. Para isso não existe segredo, apenas muito trabalho, dedicação e sacrifício.”

Embora tenha sempre apresentado um alto rendimento, as habilidades e a extrema dedicação, a atleta ainda não teve qualquer tipo de patrocínio e nem apoio governamental de qualquer nível (municipal, estadual ou nacional), mas em compensação, vem conseguindo indispensáveis apoiadores que até agora a permitiram participar de todos os eventos de grande relevância. “Fato curioso é que muitos deles não conhecem Bruna pessoalmente, outros nem brasileiros são e entre alguns destes estão atletas de renome mundial de várias modalidades, um exemplo é o campeão olímpico do salto triplo, o português Nelson Évora”. Comenta o Sensei Pedro Dias.

Com a ajuda vinda de todos os lados, enfrentando desafios diários, muita persistência e foco, Bruna Nascimento, vem vencendo muito mais do que competições, mostra que com seriedade e empenho, a vida pode dar voltas e mudar a sua trajetória, reescrevendo um futuro mais digno e promissor através do esporte.

OSS.

Deixe uma resposta