Home Modalidades Ciclismo Robson Dutra – Mountain Bike

Robson Dutra – Mountain Bike

Compartilhe

Sem mais desculpas!

Tudo na vida exige esforço e quando falamos em mudar hábitos então, meu Deus! É necessário além do esforço, disciplina e motivação. No caso de Robson Dutra, motivação é o que não falta! Palestrante e Coach, leva a vida a todo vapor, intenso no trabalho, com centenas de palestras e atendimentos em sua carreira, dedica-se muito aos seus atendimentos e há cinco anos divide sua rotina profissional com a Mountain Bike.

Robson, entre sua infância e adolescência, sempre foi ativo, passou pelo Judô, Tae-kwon-do e Kung-Fu, com a agenda de compromissos cada vez mais acelerada, entre faculdade, família, trabalho, aos poucos foi se desligando do esporte: “Como o trabalho e as responsabilidades foram aumentando eu me afastei das atividades físicas pela falta de tempo, como muitos infelizmente e equivocadamente fazem. Não entendemos que deixar o corpo forte não é um luxo e sim uma necessidade. Sempre digo em minhas palestras: um corpo fraco não aguenta uma mente forte. Mergulhei de cabeça na bike há mais ou menos cinco anos, o exercício físico era um dos requisitos que eu precisava equilibrar em minha vida para vencer um momento super difícil. Eu desenvolvi Síndrome do pânico e essa foi uma batalha gigante até eu entender tudo que estava acontecendo. E consegui equilibrar as coisas. Foi feito um check-list na época por uma psicóloga cristã e eu segui a risca cada recomendação, venci o pânico com equilíbrio e joelho no chão sem tomar um comprimido. Ataquei a causa e não a consequência. Estou curado faz mais de 5 anos.”, comenta o palestrante.

Exemplo vivo da importância e da influência do esporte na saúde física e mental, Robson Dutra venceu além do sobrepeso, quando baixou de 101kg para 86kg e se livrou da Síndrome do pânico que comprometia seriamente sua carreira profissional e o relacionamento familiar. Manter a rotina saudável é um treinamento diário e que o palestrante conta além do incentivo, da companhia do filho nos treinos de Mountain Bike. Robson ainda ressalta: “Um pai precisa passar tempo com seu filho, sempre tentei ensinar para ele que tudo que vale a pena dá muito trabalho, o ciclismo é um ótimo esporte para mostrar isso, enfrentamos chuva juntos, subidas enormes, vento, muito barro, frio, fome, sede, raios, bois, cachorros, marimbondos. Eu sou um incentivo para ele e ao mesmo tempo ele é um incentivo para mim. Tenho três filhos, amo meus filhos.”

Interessado e comunicativo, Robson Dutra durante seus atendimentos e treinamentos voltados  aos profissionais e empresários da educação física e nutrição da cidade, aproveita para se atualizar e se orientar sobre seus treinos, nutrição e suplementação, conta com passagem livre na Team Nogueira e na Wellness Treinamentos Personalizados, recebe dicas dos profissionais para seus treinos e na Nutricenter Maringá, recebe orientações de suplementação para manter-se forte e sempre preparado para trabalho e pedal.

Os pedais não se limitam apenas aos treinos, Dutra também se aventura nas principais competições de MTB da região: “Competir pra mim é superação! Fazer parte de algo que eu nunca imaginei que poderia fazer. Comecei a pedalar tarde, com mais de 38 anos. Gosto muito das provas, os desafios, terminar, vencer o medo em uma descida enorme com muitas pedras soltas, exigir dos pulmões nas intermináveis subidas, aprender a controlar a ansiedade, os batimentos, aprender a conviver com a dor em muitos momentos, quanto mais você aguentar a sua dor, melhores serão os seus resultados. Nos preparamos, treinamos, viajamos, falamos de bike o tempo todo, quem está fora desse mundo, não consegue entender, não faz sentido, mas para quem está dentro e gosta é absolutamente normal. As vezes você promete que nunca mais vai fazer aquilo de novo, dois dias depois, você está convidando os amigos para voltarem lá.” Relembra Robson.

 

E para você que está em dúvida em quando começar a se exercitar, Robson Dutra deixa o recado: “É só uma questão de tempo, e a saúde cobrará o preço. Estarmos fortes e saudáveis não é um luxo, um plus, é uma necessidade, se você negligenciar isso, em determinado momento você será cobrado. Eu fui cobrado, o pânico me moeu, mostrou para mim que aquele profissional requisitado, viajando todo o Brasil, ensinando, ajudando, incentivando as outras pessoas não poderia cuidar da própria mente. Não fazia nenhum tipo de sentido, mas aconteceu e eu tive que me reinventar, me conhecer, olhar para dentro de mim e descobrir tudo que estava errado e corrigir. Não tenho tempo é uma desculpa pronta, é mais fácil dizer isso do que reorganizar sua agenda e incluir as atividades físicas e mudar a dieta. É difícil sair da cama cedo, nos dias muito quentes, nos dias muito frios, nos dias de chuva, muitas vezes sozinho, mas como sempre falo em minhas palestras; quem quer fazer arruma um jeito, quem não quer fazer arruma uma desculpa. E cada um fica bom naquilo que mais faz.

Uma alimentação equilibrada na maior parte do tempo e atividades físicas constantes deixarão sua vida muito, mas muito melhor. E se precisar da minha ajuda, não hesite em me procurar, esse é o meu trabalho, ajudar as pessoas, deixo elas melhores do que elas já são e para fazer isso preciso estar bem. Fácil? Nunca foi. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Meu desejo é que você cuide se cuide e faça isso com excelência, dessa forma você viverá mais e com qualidade.” Finaliza Robson Dutra.

Deixe uma resposta