Home Esportes Artes Marciais Sensei Paulo Biazon – Karatê

Sensei Paulo Biazon – Karatê

Compartilhe

Sensei Paulo Biazon – Karatê

Sabe aquela expressão de surpresa, muito utilizada pelos mais velhos quando veem o sucesso de alguém, com aquele misto de satisfação e orgulho, inspira e solta pausadamente um: “Quem diria…”, essa seria uma boa definição para a trajetória de Paulo Biazon(33), que dividido entre, Atleta, Sensei e Soldado da Polícia Militar, vem fazendo a diferença na vida daqueles que o cerca.

Nascido em Cruzeiro do Oeste, passou boa parte da vida em Goioerê, onde aos 9 anos, em 1994 iniciou no Karatê. No início da sua adolescência, no ano de 99 mudou-se para Maringá e uma das suas prioridades era continuar treinando, uma forma de fazer novos amigos e manter-se conectado aos amigos deixados na antiga cidade.

As primeiras participações em competições nacionais se deram no ano 2000, quando o Karatê foi incluído nos Jogos da Juventude do Paraná. Porém desde 1994 o espírito de competidor já fazia parte dos treinos de Biazon!

Muita disciplina no treino e uma vida regrada foram ao longo destes anos construindo uma história de muitas conquistas, dentro e fora dos tatames. Em 2006 veio a faixa preta, ao mesmo tempo em que cursava a faculdade de Educação Física e as coisas sempre tomando grandes proporções em sua vida na área pessoal e no esporte. Terminou a Faculdade, se dedicou exclusivamente como Sensei nas principais academias da cidade onde o Karatê tem grande influência, até ter o seu próprio centro de treinamento, o Dojo Biazon e atualmente, é Soldado da Polícia Militar do Paraná, e o Técnico pela Academia de Musculação e atividades físicas dentro do 4° Batalhão, juntamente com seu Comandante e demais parceiros de trabalho.

Meio a tanta batalha, entre vida social, trabalho e treino, no decorrer de sua carreira, o Sensei Paulo Biazon já viajou para diferentes partes do mundo como: Itália, França, Eslovênia, Irlanda, Holanda, Argentina, tudo através do Karatê, além de conhecer praticamente todo o país, afinal no currículo constam 30 títulos estaduais, 8 Nacionais, 9 Internacionais. Marca surpreendente, que poucos atletas no Brasil foram capazes de alcançar.

Tamanho sucesso e dedicação como atleta, não o limita a ser um grande treinador. Hoje possui diversos atletas, que são grandes expoentes no esporte treinando em seu Dojo, com conquistas regionais e nacionais, dando sequência ao legado do Sensei Biazon, alguns destes atletas em destaque são alunos do Projeto Social com mais de 100 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que ganharam esta oportunidade ímpar de brilhar no esporte e principalmente se tornarem cidadãos melhores, já que um dos requisitos para que o aluno mantenha sua vaga no projeto são as suas notas e frequência escolar.

Trabalhando ao lado do Sensei Biazon, a Sensei Nadine Luvizetto  ministra as aulas para as crianças do projeto, no período da manhã e tarde. O projeto tem o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FIA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretaria da Assistência Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Maringá.

Tudo isso, só nas dependências do Dojo Biazon, ainda existem na cidade de Maringá mais 10 locais de treino com projeto social e em toda região, a soma passa de 20! Todos eles de forma direta ou indireta, com apoio e suporte do Sensei Biazon, que além de um grande atleta se mostra muito envolvido e dedicado às causas sociais, certamente ações assim, refletem e ajudam diretamente na sua evolução física, mental e espiritual, o mantendo tantos anos em destaque como um dos principais nomes do Karatê no Brasil.

No momento em que esta matéria está sendo redigita, o Sensei está a caminho da concentração da Seleção Brasileira, em Natal/RN, rumo à Escócia para a disputa do Mundial que acontece entre os dias 10 e 18 de junho. Com muita garra e dedicação, este Campeonato Mundial, pode aproximar Biazon de disputar vagas para as próximas olimpíadas!

Quem diria hein, Sensei? Apesar dos poucos 33 anos anos de vida, construiu uma história longa, de muito sucesso que começou há quase 25 anos, no interior do interior do Paraná, que hoje muda a realidade de muitas famílias, abre novos horizontes para tantas crianças, uma das grandes provas de que, quem quer, faz acontecer!

 

A viagem para o Mundial na Escócia, conta com o apoio de:

NEFITE – Fisioterapia Esportiva
MODERNIST – Medicina Integrativa
Polícia Militar
CONSEG Maringá
AVM – Associação Vila Militar
Secretaria de Esporte de Maringá
Amigos e Alunos Dojo Biazon

Mais informações:
Av. Laguna 2489 – (44) 3028-0500

Fotos – Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta