Betaína

Por: Dr. Eduardo Nunes

A Betaína (trimetilglicina) é uma substância presente em alimentos como beterraba (250mg em cada 100g), espinafre (600mg em 100g), arroz integral , frutos do mar (1g em cada 100g) que possui efeitos muito benéficos para a saúde sendo os principais relatados até o momento:
– Reduzir os níveis de homocisteína (substância envolvida no aumento do risco de doenças cardiovasculares e resistência insulínica quando elevada)
-Também ajuda no controle osmótico celular favorecendo a retenção de líquidos no meio intracelular

Porém estudos recentes estão demonstrando uma bem provável nova função para este composto o ANABOLISMO MUSCULAR.

Estudos recentes (1 – The anabolic effect of betaineEur J Appl Physiol. 2013 Mar;113(3):793-802. – 2 – Betaine gives bodybuilders more muscle and less fat J Int Soc Sports Nutr. 2013 Aug 22;10(1):39.)
Mostram um maior ganho de massa muscular e maior queima de tecido gorduroso em indivíduos treinados com o uso da Betaína antes e após o treino.
Os efeitos observados que podem ser os responsáveis por este efeito que foram observados são:
– Uma menor dosagem de CORTISOL (hormônio catabólico)
– Aumento da atividade enzimática AKT/mTOR , p70-S6K – Como aumenta o volume intracelular pelo efeito osmótico , as células musculares retêm mais agua aumentando o volume e peso muscular

Os estudos com a Betaína e Anabolismo ainda são poucos porém promissores.
Como qualquer outra substância seu uso inadequado pode trazer riscos , por isso antes de usar qualquer substância consulte o seu médico ou nutricionista.

Dr. Eduardo Nunes
Espaço Vitta Plus
Medicina Esportiva e Performance Metabólica
Cirurgia Plástica

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