Cortisol, o Hormônio do Stress

Por Dr. Eduardo Nunes

O cortisol é um hormônio esteroide durante períodos de stress quando os níveis de cortisol permanecem elevados por muito tempo isso pode levar à perda de massa muscular e ganho de gordura.
Ahh Dr então quero ZERAR o meu CORTISOL!!!
– Não é bem por aí!
É necessário um equilíbrio nos níveis de cortisol para que todos os hormônios possam fazer corretamente o seu trabalho, então a palavra chave aqui é EQUILÍBRIO, ou seja, manter os seus níveis normais para evitar a queima de massa magra e acúmulo de gordura e também se beneficiar das ações positivas deste hormônio.

E COMO ESTE HORMÔNIO FICA ELEVADO GERALMENTE?

• Bom, hoje em dia a maioria das pessoas dormem menos do que deveriam, comem mal, e estão sempre na correria do dia-a-dia. Este estilo de vida de alta tensão é um convite para os elevados níveis de cortisol. A Síndrome do Over Training (esgotamento causado pelo excesso de treinos) é caracterizada por elevados níveis de cortisol também.

  • COMO PODEMOS MELHORAR OS NÍVEIS DESTE HORMÔNIO?
  • SONO: A falta de sono aumenta os níveis de cortisol, e níveis elevados de cortisol pode levar à inquietude e falta de qualidade do sono. 💊 A SUPLEMENTAÇÃO com ômega 3, fosfatidilserina, ácido alfa-lipóico, extrato de semente de uva e vitaminas do complexo B têm sido mostrados para ter um efeito moderado na redução de cortisol.
  • TESTOSTERONA : competem e tem preferência pelos receptores de CORTISOL, por isso conseguem diminuir os efeitos do cortisol mesmo em estados de dietas restritas. evitando a perda muscular. Esse é um dos exemplos da importância de se manter os níveis normais deste hormônio em homens e mulheres.
  • HORMÔNIO DE CRESCIMENTO: Quando cortisol e hormônio de crescimento estão presentes no mesmo momento ocorre perda de gordura ao invés de armazenamento. Por isso importante a manutenção adequada dos níveis deste hormônio.
  • ATIVIDADES RELAXANTES: Procure acrescentar no seu dia a dia um tempo só para você realizar alguma atividade que te RELAXE O CORPO E A MENTE , seja ela qual for.• USO DE ADAPTOGÊNIOS: São ativos na maioria das vezes derivados de plantas que auxiliam o nosso corpo a lidar com o stress seja ele físico ou mental e como consequência melhora os níveis de CORTISOL. Viu só pessoal o segredo é relaxar e não se estressar por qualquer bobeira e sempre lembrar se dormir bem, senão você ainda pode ENGORDAR E PERDER MASSA MAGRA , é mole?

Dr. Eduardo Nunes
Espaço Vitta Plus
Medicina Esportiva e Performance Metabólica
Cirurgia Plástica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here