GH – Hormônio do Crescimento

Mitos e Verdades

Por Dr. Eduardo Nunes

Muito se fala e se especula sobre o GH (hormônio de crescimento) principalmente sobre os seus efeitos “estéticos”. E isso gera muitas dúvidas não é mesmo?
Mas disso tudo o que realmente é VERDADE e o que é MITO?

Apesar do seu nome sugerir grandes efeitos “anabólicos”, quando é usado isoladamente (sem associação com esteroides ou outros hormônios) e em pacientes sem deficiência clínica, os estudos mostram não haver nenhuma melhora significativa no ganho de força, hipertrofia ou perda de gordura. Tais vantagens só ocorrem quando usado em pacientes com deficiência clínica do hormônio (Somatopausa por exemplo )ou quando o GH é associado a outros hormônios.

Neste caso de associação com outros hormônios, ai sim é outra história, o GH possui uma sinergia enorme com esteroides, hormônios tireoidianos, IGF-1 e outros peptídeos.

Mesmo quando em associação com outros hormônios os efeitos do GH são lentos devendo o uso ser feito constantemente por um período mínimo de 12 semanas, o que geralmente tem um custo bem elevado!

Os efeitos de hipertrofia ou queima de gordura em pacientes sem deficiência do GH ou que não estão em uso de outros hormônios são praticamente inexistentes, com um CUSTO X BENEFÍCIO péssimo e infinitamente inferiores a outras medidas simples como ajustes na dieta, suplementação e treinamento.

Agora se você quer aumentar a sua produção natural de GH as principais dicas são:
– Invista em uma boa noite de SONO, não só na duração do sono, mas também na qualidade do sono. A maior parte do GH é produzida enquanto dormimos.

– Invista também em um treinamento muscular de alta intensidade, pois um dos maiores picos de GH natural é produzido durante um grande estímulo muscular, em especial as mulheres que conseguem maiores picos de liberação de GH pelo exercício de resistência do que os homens.

– Alguns suplementos aumentam a nossa produção de GH como: melatonina, GABA, Alfa GPC e Arginina.

– Antes de usar qualquer medicamento consulte seu Médico pois qualquer substância quando usada incorretamente pode trazer sérios problemas para sua saúde, ou então ser apenas um GRANDE desperdício de dinheiro 💸.

Dr. Eduardo Nunes
Espaço Vitta Plus
Medicina Esportiva e Performance Metabólica
Cirurgia Plástica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here