BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
quinta-feira , junho 29 2017
Últimas Notícias
Início / Matérias / Ciclismo / Cuidados com a bike depois da trilha

Cuidados com a bike depois da trilha

Cuidados básicos com a bike

Dicas e cuidados de profissionais para manter a sua Mountain Bike sempre em ordem

DSC_8698

É cada vez maior o número de pessoas que contam as horas ansiosas pelo próximo pedal, pegar sua bike, juntar-se ao grupo e cair para dentro do mato nas inúmeras trilhas que existem em nossa região. Alguns cuidados básicos podem garantir uma aventura ainda mais emocionante e sem preocupações.

A TREINO! Magazine foi até a Panizo Bike Shop, onde a equipe da oficina passou algumas dicas de cuidados e prevenções que podem ser feitas em casa mesmo e evitar problemas que estragariam muito além do seu passeio, podendo danificar drasticamente seu equipamento.

Antes de partir para o pedal, é importante fazer uma checagem geral sobre as condições da bike, conferir a folga das correntes, calibragem dos pneus, condições da suspensão e a regulagem das marchas.

Os três tópicos abaixo são de extrema importância e devem ser sempre verificados. Se constatando alguma irregularidade, procure uma assistência técnica especializada para que não existam prejuízos materiais.

DSC_8710

  • Correntes: Uma corrente com folgas gera um desgaste prematuro nas engrenagens. O mal encaixe nos dentes das engrenagens resulta em um desgaste irregular que prejudica comprometendo o desempenho do conjunto.

DSC_8719

  • Suspensão: É sempre importante analisar a suspensão da bike, verificar se não há vazamentos ou arranhados na haste do garfo, estes são os principais sintomas que a suspensão necessita de reparos.

DSC_8706

  • Regulagem das marchas: Este seria o ponto mais delicado da bike. Com as marchas desreguladas, os comandos não obedecem e não têm a mesma precisão nas trocas. Também é comum a corrente não estar completamente encaixada na engrenagem e resultar em pedaladas em falso. Além do desconforto ao usar a sua bicicleta, ao usar as marchas mais leves ou mais pesadas, que ficam nos dois extremos do conjunto das engrenagens, é grande o risco da corrente cair diretamente nos raios e alavancar o câmbio traseiro também para dentro dos raios, danificando drasticamente a transmissão e com grande risco de queda. Uma regulagem perfeita, só deve ser feita com mão-de-obra especializada. Qualquer ajuste feito sem o conhecimento correto, acarretará em um sistema ainda mais desregulado.

Uma dica importante da Panizo Bike Shop é não utilizar as marchas mais leves ou mais pesadas se a sua bicicleta apresentar qualquer problema nas marchas. Mantendo a corrente entre as engrenagens do meio, minimiza o risco da corrente cair nos raios. E assim que possível leve a bicicleta em sua oficina de confiança para a regulagem correta.

DSC_8711DSC_8726

Para fazer em casa, o básico é manter a bicicleta sempre limpa. Sempre que chegar do pedal dar aquele banho caprichado, sem muito segredo. Existem no mercado, produtos específicos para a limpeza das engrenagens. É uma pasta, uma espécie de sabão que facilita a limpeza do conjunto. Para as bicicletas que utilizam sistema de freio a disco, não deve ser usado nenhum derivado de petróleo durante a limpeza. O mesmo agride e inutiliza a pastilha, em casos extremos do uso, sem o devido cuidado, o dano pode chegar ao disco.

Procure periodicamente levar a bicicleta à oficina, a frequência ideal varia de acordo com a intensidade do uso. Para quem usa com mais frequência, uma vez por mês é o indicado e para quem pedala mais usual, de 60 a 90 dias seria importante para dar uma conferida na corrente, regulagens e limpeza mais profunda. Mesmo com bastante atenção voltada à limpeza, existem lugares que só mesmo desmontando por completo para ter acesso a algumas peças. Como no caso da foto abaixo.

DSC_8740

 

 

Veja mais

Fortalecimento Corrida de Rua

Fortalecimento para Corrida de Rua – Entenda a Importância

Fortalecimento para Corrida de Rua – Entenda a Importância Por: Prof.Ms. Bruno Pagan – Avaliare ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>