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quarta-feira , maio 24 2017
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Entenda o que é treinamento funcional

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Por: Prof. Ms. Bruno Pagan

Estamos vivenciando um “boom” do treinamento funcional. Apesar deste momento, e do surgimento de novas ramificações – Crossfit, TRX, HIT- esta é a metodologia mais antiga de treino, utilizada desde a antiguidade por guerreiros, gladiadores e os primeiros atletas greco-romanos. De acordo com o Dicionário Houaiss, “função: uso à que se destina algo, qualidade, emprego” ainda, “funcional: algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias”. No âmbito do treinamento, define-se como Funcional a aplicação de movimentos inerentes a nós seres humanos, tais como correr, saltar, pular, achar, puxar e empurrar, ou de alguma modalidade esportiva específica, sistematizados na forma de treinamento, otimizando desta forma, a aplicação prática do gesto treinado.

Uma diferença fundamental entre as metodologias Tradicional e Funcional, consiste no fato deste último visar o trabalho da região central do corpo – CORE – que engloba as musculaturas abdominais e da região lombar, ou seja o fortalecimento se dá do centro para a periferia, desta forma temos uma maior segurança na medida em que os os níveis de sobrecarga e intensidade do treinamento são intensificados, ao contrário do que ocorre no treinamento tradicional onde fortalecemos muito regição periférica, braços e pernas, e esquecemos da região lombar, ficando o praticante mais suscetível a lesões, principalmente na região lombar. Desta forma, este método de treinamento permite global e harmônico de todo o corpo, com maior ativação de fibras e grupamentos musculares, ativação cardiorrepiratória e consequentemente maior gasto metabólico, sendo, mais efetivo para redução de peso, gordura corporal e aumento da performance esportiva no caso de atletas de endurance.

Com este aumento da prática vivenciamos também, uma maior banalização do método, sendo este transformado em sinônimo de aulas em grupo ou em circuito. Porém, para que o Funcional realmente funcione os princípios básicos de qualidade de movimento, amplitude de movimento, ativação da região de core, atenção da respiração, visando trabalhar em uma sesão de treino movimentos que  exijam força, agilidade, velocidade, flexibilidade, dentre outros aspectos da aptidão física. Mas o que vemos muitas vezes é apenas uma transferência de padrões do treinamento tradicional de força para o ar livre. Independente da modalidade o mais importante é – FAÇA EXERCÍCIOS – mas faça com a orientação de um profissional capacitado e qualificado, que irá direcionar o treinamento de acordo com suas capacidades e limitações, caminhando sempre com segurança para seus objetivos, e procure aliar com acompanhamento nutricional adequado, com isso você otimizará seus resultados e terá uma prática saudável e duradoura!

Por: Prof. Ms. Bruno Pagan – Mestre em Educação Física (UEM/UEL) – Especialista em Atividade Física e Saúde (UniCESUMAR)

 

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